sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Blog Destemperados faz postagem especial sobre a Cantina Sangiovese



Santo Antônio de Lisboa é um dos lugares mais bonitos de Florianópolis e um dos meus preferidos para fotografar. Já perdi as contas de quantas vezes revirei esse bairro de ponta a ponta em busca de fotos cada vez melhores. Foi num desses dias que um casarão antigo com um belo jardim me chamou a atenção. Descobrindo que se tratava de uma cantina, resolvi unir o agradável ao agradável e chamei minha mãe, que também é apaixonada por esse bairro, para conhecer o lugar comigo.
A casa data dos anos 20 e já passou por sucessivas reformas até chegar a esta última, que propôs unir gastronomia, vinho e arte. Mal entrei pelos portões e já fui sacando a câmera fotográfica em direção ao colorido jardim. Os garçons nos olhavam de longe, acredito que  imaginaram que éramos turistas. O que mais chama a atenção no jardim é a fonte, vinda diretamente da Toscana, na Itália. Gastei um bom tempo fotografando-a de vários ângulos possíveis.
Podemos observar por todo o lugar, vários tipos de manifestações artísticas. Os salões funcionam como uma galeria, destacando vários quadros de artistas locais. Tem também uma lareira, que com certeza será um dos motivos para me fazer voltar também no inverno. Sou uma pessoa extremamente friorenta e amo lareiras.
 Ilustrando mais um momento “bathroom hunters”, os banheiros aqui possuem nomes de uvas e uma árvore fofa feita de aço inox, decora o local.
Quando chegamos, ainda era dia, por conta do horário de verão e fazia um calor dos infernos. Minha mãe quis uma cerveja, mas eu optei por experimentar um dos vinhos. Escolhi um vinho branco catarinense da vinícula do proprietário da cantina, chamada Quinta da Neve. Vinho super leve e geladinho, caiu perfeitamente.
Para petiscar, bruschettas trio de cogumelos, gratinadas com queijo e temperadas com alecrim. Começamos bem! 
O chef da cantina,  Helton Costa, se aproximou e perguntou o que estávamos achando do local. Foi muito simpático e atencioso com os clientes, dando atenção a todos.
Assim que finalizamos a entrada, já havia anoitecido. Atraída pela iluminação azulada da fonte, fui obrigada a fotografar o visual noturno.
A escolha dos pratos demorou um pouco, pois eles servem duas pessoas e cada uma queria experimentar uma coisa diferente. Optamos por pedir um prato individual para cada uma, pagando 60% do valor dos mesmos, como dizia no cardápio. Soube que as massas são artesanais, feitas na cantina, e os pratos elaborados com produtos orgânicos. Atraída pela massa caseira, escolhi um talharim de funghi acompanhado de filé recheado com tomate seco e gorgonzola. 
Músicas italianas tocavam enquanto eu degustava meu filé que estava no ponto perfeito e a massa, deliciosa. 
A minha mãe escolheu um risoto de salmão. Obviamente acabamos comendo um pouco de cada prato e aprovei demais o risoto. É uma ótima pedida pra quem gosta de pratos leves e saborosos.
A conta total ficou em 156 reais, incluindo duas taças de vinho e duas cervejas. Posso dizer que a satisfação dessa experiência tornou esse post um dos meus xodós aqui no Destemps. 
Link da postagem: http://www.destemperados.com.br/regiao/sc/a-pitoresca-cantina-sangiovese
Além do Blog o site Partiu Balada também adicionou a Cantina a seus locais de destaque: http://www.partiubalada.com.br/cantinasangiovese-santoantoniodelisboa-florianopolis-sc

Nenhum comentário:

Postar um comentário